BJIRural | Fazenda Matinhos

A Fazenda Matinhos está localizada no distrito de Serrinha, em Bom Jesus do Itabapoana, e esta foi uma das maiores forças econômicas  de toda região norte e noroeste fluminense no século XX. 

No auge de sua produtividade, o senhor Lauro da Silva Motta mantinha nela atividades agrícolas de produção de arroz, café e depois cana de açúcar. Nela foi instalado o alambique da tradicional Cachaça Matinhos.



Junto com as Usinas Santa Maria e Santa Isabel, essas três fazendas eram a principal força motriz da economia de Bom Jesus do Itabapoana, juntas as duas usinas chegavam somar 1.200 alqueires de terras, e sendo a Fazenda Matinhos detentora de 800 alqueires. 
Com o incentivo de governo federal pela produção de cana de açúcar nos anos 60, o senhor Lauro Motta passou a concentrar a atividade agrícola da fazenda na cana para a produção da cachaça, e para fornecer matéria prima para as usinas dos “Pereira Pinto”.


Nesta época a fazenda chegou a contar com mais de 500 funcionários, tendo inclusive uma vila de colonos que dispunha de uma linha de Ônibus exclusiva da empresa São Joaquim até Bom Jesus do Itabapoana.

Hoje a Fazenda Matinhos é de propriedade de Luciano de Souza Nunes, que gentilmente permitiu os registros fotográficos, e ele mantém as atividades do alambique a todo vapor, mantendo ainda a geração de quarenta empregos diretos. 



Não sei mensurar a extensão territorial da atual Fazenda Matinhos, mas contenta-me saber que ela resistiu ao tempo, e o mais importante, o atual proprietário tem a preocupação em preservar o conjunto arquitetônico tanto dos galpões do alambique, como a casa da sede da fazenda.


Comentários

  1. Vivi momentos memoráveis...
    Linda homenagem Frederico!!
    Essa etapa da minha vida, é inesquecível...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas