Cultura e fé | Feira da Providência 2014


"Diante das dificuldades financeiras pelas quais vinha passando a Paróquia de Bom Jesus do Itabapoana, a Sra. Ilda Junger Brasil, membro do Conselho Paroquial, em junho de 2003, procurou o Sr. Raul Travassos – cenógrafo – bom-jesuense de coração, visando à busca de ideias que pudessem incrementar a quermesse que acontecia nos meses de agosto.

Nesse tempo, já era plano do Raul criar uma festa popular nos moldes do Arraial de Bom Jesus, idealizado por ele, em 1996, que alcançou muito sucesso. Raul já pensava num encontro de representantes dos diversos países e estados que formaram o povo Bom Jesus do Itabapoana. Basicamente Itália, Líbano e Portugal, e os estados vizinhos: Minas Gerais e Espírito Santo.


E a ideia, até então, embrionária, foi para o papel: colecionando e selecionando itens que viessem enriquecer tão importante empreendimento, diversos materiais e meios surgiram, como comidas, trajes, danças, objetos e costumes típicos de cada procedência.

Assim, no início de outubro daquele ano – 2003 – realizou-se a “1ª Feira da Providência”, cujo nome foi escolhido por analogia à feira do Rio de Janeiro, mas com características diversas na sua essência.

Barracas artisticamente decoradas, mesas luxuosamente vestidas com toalhas, pratos e talheres sofisticados, pessoas encarregadas pela execução do evento trajando roupas típicas, e a presença maciça do povo bom-jesuense e das redondezas, transformaram a Praça Governador Portela numa grande reunião familiar, onde a alegria, a solidariedade e o reencontro com os patrícios se destacavam, em meio às lembranças e às histórias.


Também é de grande importância a logomarca da Feira: o globo terrestre flutuando no espaço sideral e dele emergindo as torres da Igreja Matriz – paixão do artista Raul Travassos – com a suntuosidade que lhes é peculiar.

Graças ao empenho e à dedicação de muitos cidadãos que se dispuseram com afinco à realização desse evento, a Feira da Providência é sucesso garantido em Bom Jesus, estando inserida no calendário oficial da Igreja e da comunidade, que anseia pela sua realização."

Comentários

Postagens mais visitadas